Qual ramo você é? A chave para ser frutífero espiritualmente

Nov 29, 2023

"Levantem-se, vamos sair daqui", disse Jesus, ao tirar seus amigos e discípulos do confortável cenáculo, depois da ceia, para um passeio por um vinhedo.

Jesus estava prestes a contar o segredo para ser espiritualmente frutífero.

Não é sempre que ouço uma mensagem, que me lembro de cada ponto, de cada ilustração - e que consigo transmitir a mensagem a outra pessoa imediatamente.

Mas foi isso que aconteceu em minha viagem ao Brasil em 2022 em que fui uma das palestrantes no CBM (Congresso Brasileiro de Missões).

Nessa conferência da qual participei, Dick Brogden, da Live Dead, falou sobre João 15, contando-nos sobre os três tipos de ramos:

  • ligados à videira (Jesus),
  • cuidados pelo jardineiro (Deus),
  • e sua relação com ser frutífero (fazer discípulos). 

Ao apresentar a chave para ser espiritualmente frutífero, no final ele nos perguntou:

"Qual ramo você é?"

Naquele fim de semana, viajei cinco horas para o sul, para um retiro remoto onde obreiros transculturais estavam recebendo treinamento para trabalhar no exterior em países muçulmanos. Acordei cedo em uma manhã fria e enevoada para caminhar pelos belos jardins, refletindo sobre o segredo espiritual e os três tipos de ramos ilustrados na paisagem verde e exuberante.

Enquanto eu me maravilhava com a cena diante de mim, lembrava do próprio Jesus examinando a vinha e anunciando, "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o jardineiro." Nós somos os ramos (seguidores de Jesus), ligados à videira (permanecendo em Cristo), e o ramo (nós) é o que dá o fruto (discípulos). Sabemos, por outras passagens, que o fruto de que Jesus fala é fazer discípulos. Não são os frutos do Espírito em Gálatas 15. É o mandamento de fazer discípulos de Mateus 28.

Provavelmente, Jesus levantou um galho fraco que mal se conectava à videira e que não tinha uvas. Imagino-o erguendo o galho mirrado, enquanto explicava o primeiro tipo de ramo. O primeiro ramo é aquele que está ligado à videira, mas não está dando frutos. Um seguidor de Jesus que está ligado a Jesus, mas não está fazendo discípulos. A maioria das traduções diz, "Ele corta todo ramo meu que não produz fruto..." Mas a palavra grega para cortar é, na verdade, aero. Ela significa levantar ou erguer. Quando um vinicultor percebe um ramo ainda verde e preso à videira, mas  que esteja caído no chão ou escondido do sol, de modo que não possa dar frutos, ele o levanta do chão. Ele o pega e o prende à videira em uma posição melhor para receber mais sol ou ficar mais forte. Em minha caminhada pelas terras brasileiras, observei galhos frágeis e desalinhados apoiados em uma vara forte e enrolados com barbante, para que pudessem se fortalecer com apoio.

1) Você está conectado a Jesus, mas não está dando frutos?

Você poderá ser levantado. Deus o fortalecerá com encorajamento e providenciará circunstâncias para que você comece a dar frutos. Esteja atento a isso. Esteja pronto para ser fortalecido a fim de que você possa fazer discípulos.

2) O segundo ramo é aquele que está ligado à videira e produzindo frutos.

Posso imaginar Jesus arrancando uma parte perdida de um ramo carregado de uvas, dizendo, "...ele poda os ramos que dão frutos para que produzam ainda mais". Em minha caminhada pelo terreno no Brasil, uma bananeira exibia orgulhosamente seu coração, curvado e carregado de bananas. Eu podia imaginar o jardineiro podando o galho de maneira significativa depois de colher as bananas maduras, para que ainda mais bananas pudessem crescer.

Você já está fazendo discípulos? Você está prestes a ser podado. Talvez o sofrimento, o problema ou a dificuldade que estamos sentindo seja a poda de certas áreas de nossa vida que não nos favorecem na formação de discípulos. Jesus nos assegura, todavia, que essa poda não é um castigo. Ele disse, "Vocês já foram podados e purificados pela mensagem que lhes dei". Purificado significa ser lavado e limpo. Nós já fomos lavados pelo sangue de Jesus. Além disso, podemos imaginar Deus, o jardineiro, lavando com amor as folhas para que não haja sujeira que tende a se acumular com o tempo. É bom estar limpo.

Antes de ilustrar o terceiro ramo, Jesus deu a seus discípulos o segredo de ser espiritualmente frutífero.

Talvez ele tenha colocado as duas mãos em um cacho de uvas vermelhas e suculentas enquanto dizia, "Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois um ramo não pode produzir frutos se for separado da videira, e vocês não podem ser frutíferos se não permanecerem em mim. Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Aqueles que permanecem em mim, e eu neles, produzirão muitos frutos. Pois sem mim vocês não podem fazer nada".

Então, a chave está em...

Permanecer. Manter-se. Em grego, a palavra é meno. Ela é usada 118 vezes no Novo Testamento. Mas o tipo de meno de que estamos falando é um verbo. É ativo. É uma condição contínua. E significa continuar. Permanecer continuamente, ativamente conectado à videira, Jesus. O que você acha disso?

Significa passar muito tempo com Jesus. Ler as escrituras, sim. Mas também caminhar com Jesus. Adoração. Conversar com ele todos os dias. Fazer o trabalho ao lado dele. Fiquemos com ele e ele ficará conosco.

É isso aí. Essa é a chave para ser frutífero espiritualmente.

Permaneça continuamente, permaneça ativamente, permaneça perto de Jesus, passando muito tempo com ele. Produziremos muitos frutos. Não apenas um fruto ou alguns frutos, mas muitos frutos.

3) Mas há um terceiro ramo.

Se um ramo não estiver conectado à videira, ele não poderá ser nutrido. Depois de algum tempo, ele não consegue produzir frutos e se separa da videira, caindo no chão separado da videira. Por fim, o ramo murcha, fica marrom e morre. Talvez Jesus tenha pegado alguns galhos retorcidos, sem folhas verdes ou uvas, e começado a empilhá-los, dizendo, "Quem não permanece (meno) em mim é jogado fora como um ramo inútil e murcho. Tais ramos são reunidos em uma pilha para serem queimados". Vi galhos mortos pendurados em árvores verdes. Eles estavam marrons e secos. O jardineiro não teria outra escolha a não ser juntar esses galhos mortos e jogá-los em uma grande fogueira para serem queimados.

 

1. Você está permanecendo, conectado a Jesus, a videira, mas ainda não está dando frutos, ainda não está fazendo discípulos? Deus, o jardineiro, o levantará, o erguerá, o ligará à videira com mais segurança e lhe dará mais de Jesus para que você possa começar a dar frutos e fazer discípulos.

2. Você está permanecendo, conectado a Jesus, a videira, e está dando frutos, fazendo discípulos de Jesus? Você será podado, com algumas partes removidas para dar lugar a mais frutos, mais discípulos.

3. Você não está permanecendo continuamente, não está passando muito tempo com Jesus, a videira, e não está produzindo frutos? Fique atento. Você começará a secar. Deus, o jardineiro, pode permitir que você viva com sua própria escolha, e você será jogado fora, inútil no Reino de Deus para fazer discípulos.

 

Então, transmiti essa mensagem que Jesus nos mandou, por meio de Dick Brogen, a algumas dezenas de futuros obreiros transculturais, ansiosos para ir até os confins da Terra para levar o Reino de Deus onde ele é menos conhecido.

 

📢  Eu disse a eles, e digo a você também, que se quisermos cumprir as últimas instruções de Jesus de "fazer discípulos de todas as nações...", precisamos ficar continuamente conectados à videira, Jesus, passando muito tempo com ele.

Cumpriremos a promessa que Jesus fez depois de descrever os três ramos, "Quando vocês produzem muitos frutos, são meus verdadeiros discípulos. Isso traz grande glória ao meu Pai".

Que assim seja. 

E como você tem PERMANECIDO em Jesus na prática?

Quer ser capacitado com confiança e segurança iniciar uma conversa espiritual sobre o Reino de Deus e SABER COMO convidar os muçulmanos a seguirem Jesus?

Clique para saber mais

Faça parte da nossa lista de amigos e receba conteúdos em primeira mão!

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.